sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Banda MILITIA


Geek Metal. Esta talvez seria a melhor definição de estilo do Militia, banda fundada em 2012, na cidade de Tupã/SP. Os tupãenses Randal César, Michel Victor, Marcel Lourenção, e Henrique Keita (nascido em Tóquio mas naturalizado brasileiro), são quatro jovens apaixonados por cultura pop: Cinema, games, animes, HQ’s e claro, música. Atualmente por motivo de logística, a banda está situada na macrometrópole paulista, exatamente na cidade de Campinas/SP, onde vem fazendo diversas apresentações por todo estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Mas por que Geek Metal?

O Militia, que apesar de evidenciar a música, não deve ser considerada apenas uma banda sonora, e sim um conglomerado de idéias que ultrapassam sua musicalidade e se tornam multimídia. Através do site oficial, www.militia.com.br, uma história de ficção científica pós-apocalíptica é contada, transformando os integrantes da banda nos protagonistas da mesma. A história, além de ser usada como pano de fundo, é usada como tema em todo o trabalho da banda, inclusive em suas apresentações ao vivo, onde os integrantes se vestem caracterizados por seus respectivos personagens.

Com base no new metal, que tem como principais características os vocais hip-hopeados, bateria funkeada e riffs pausados e pesados, e no metal industrial, com fortes batidas eletrônicas e muitos efeitos sintetizados, a banda tem referências em diversos estilos musicais, além dos citados. O que faz a banda diferir das outras em seu estilo é a forte inspiração a partir dos mestres das trilhas sonoras de cinema e games, como John Willians, Danny Elfman, Hans Zimmer, Koji Kondo e David Wise. Juntando tudo isso e muito mais, Militia se transforma em melodias épicas e marcantes, riffs de guitarra empolgantes, ritmos de bateria dinâmicos e agitados, linhas de baixo incisivos e vocais ora melódicos, ora metálicos, ora falados, mas sempre com consistência.




A variedade se mantém no conteúdo, onde o letrista Randal César aborda temas polêmicos como críticas sociais, culturais, políticas e religiosas, e ao mesmo tempo escreve letras motivacionais, tanto pessoais quanto de instinto coletivo. Refrões memoráveis e muitas referências de cultura nerd fecham o pacote.

Mas o grande diferencial do grupo é o autodidatismo e total independência em suas produções. Tudo, tanto na parte sonora como visual da banda, foi criado, produzido e executado pelos próprios integrantes, o que culmina em suas apresentações ao vivo, que são simplesmente espetaculares. Além de uma presença de palco envolvente e teatral, o Militia conta com um sistema de iluminação LED pré-programado, que é sincronizado com o andamento das músicas no decorrer do show, e responde bem ao universo idealizado pela banda, criando uma atmosfera obscura e tornando o espetáculo único e inesquecível.

Nenhum comentário: