sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Entrevista: Produtor Musical 'André Diniz'




1-) Quando vc despertou o interesse pela música e como foi o inicio como Produtor Musical?

Como instrumentista, acabei começando com 17 anos a tocar guitarra sozinho, daí com o passar dos anos  peguei violão, comecei a arriscar cantar, passei pelo baixo, bateria, e agora por ultimo estou tentando aprender a tocar teclado. Passei por varias bandas da cidade, que me ajudaram a criar uma certa bagagem musical.

Como produtor, iniciei a 4 anos atrás, arriscando um estúdio improvisado em minha casa. Era tudo bem precário, não tinha muitos recursos, mas era o que eu tinha, e iria me virar com aquilo. O começo não foi fácil, e tem muita estrada para percorrer, mas estou muito feliz nessa profissão, musica é minha vida.

2-) O papel dos produtores está ganhando maior importância?

Sim, claro. Hoje vejo varias bandas trabalhando em parcerias com produtores musicais e tendo resultados muito bacanas, como CDs bem produzidos, com bons arranjos, musicas de qualidade, e inúmeros outros itens que um bom produtor acaba agregando a banda. Podemos dizer que em alguns casos, chega a ser um aprendizado para a banda toda o contato com certos produtores, pelas dicas que ele pode oferecer, troca de experiências, tudo isso vem a acrescentar muito na carreira musical de quem trabalha em parceria com esses produtores.

3-) Como é sua relação com as bandas e artistas?

Tento antes de ser o “profissional”, tento ser amigo dos clientes, pois fica mais fácil o relacionamento com eles, facilita o entendimento do que eles realmente estão procurando, e sendo amigo deles, eles sempre acabam te procurando para pedir dicas, auxílios na aquisição de novos equipamentos para as próximas gravações e quase sempre voltando para novos trabalhos.

4-) Quais foram suas produções mais recentes? O que ensinou as bandas?

Tem vários projetos que tive a chance de produzir, de expor minhas ideias para somar ao resultado final do cd ou musica a ser gravada.

Tenho  a EP da Delta Zone, que foi um trabalho bem legal, tanto na escolha de timbres quanto na captação dos instrumentos, podemos dizer que foi para mim uma escola. Foi uma das minhas primeiras produções.

Nesse meio tempo tive a chance de produzir Músicas, CDs ou EPs de artistas da cidade como Dan 
Figueiredo, DVS, Gabriel Viegas, Banda Stupid, Everyday Combat (minha banda) Insure Now e entre outros inúmeros trabalhos que já passaram por minha mão.

Minha produção mais recente e que em breve estará pronta é do projeto Kanjira do Guto Lui (baixista do ADREDE), que é da produção aqui do blog. Em breve novidades para a galera!

Eu tento sempre passar minhas experiências pra quem grava comigo, dar dicas, passar macetes que facilitem a execução de seu instrumento e que ajude a tirar o maximo de seu instrumento, para que ele esteja pronto para essa gravação e para as muitas outras que ele pode passar. E também aprendo muitas coisas com cada banda que passa comigo, seja musicalmente falando ou também pelo lado pessoal. Sempre temos coisas novas para aprender com o próximo.

5-) Quais são suas influências musicais ? Elas influenciam no seu trabalho como produtor?

Eu amo música desde muito jovem, cresci ouvindo pop rock e rock internacional dos anos 70 e 80. Para mim essa foi a melhor época para musica, pelo menos foi a época que eu mais me identifiquei em um equipamento profissional da cygnus, que era top na época. Com tudo isso, acabei tendo a chance de conhecer qualidade musical, tanto na qualidade das bandas que eu ouvia, quanto no aparelho de som, pois ouvir som em um equipamento daqueles, é fantástico.

6-) Quais são seus planos para o Futuro? Nos fale sobre seu Novo Estúdio o Elite?

Meus planos futuros estão totalmente direcionados a essa nova parceria que fiz com o pessoal do Elite Estúdio. Foi numa conversa informal com o Edmar, proprietário do estúdio, que resolvemos unir as forças para fazer um estúdio capaz de oferecer qualidade tanto na sua sala de ensaio, quanto nas gravações futuras do estúdio. 

Nessas semanas estamos na fase de construção das salas de gravação. Estamos fechando novas parcerias, mas essas ainda vamos manter em ‘’off’’, para quanto tudo estiver pronto, ai soltaremos as novidades.
Por enquanto o que posso falar é que todo recomeço é difícil, pois pegamos o estúdio e estamos reformulando ele todo. 

Temos como fortes parceiros aqui o Rodrigo Ribeiro que dá aulas de guitarra aqui e o Cezar Geraldo (Cezão) que dá aulas de canto.

 7-) Pra Finalizar deixe um recado para os nossos leitores e seus contatos.

Nunca desiste dos seus sonhos, batalhe, se sacrifique por ele, pois sem sacrifício não há vitoria.
Ainda não cheguei nessa vitoria, mas já sou muito feliz por fazer o que eu amo. Certamente se eu não tivesse tentado, seria muito infeliz.

E quando for procurar um profissional para produzir seu cd, procure ouvir trabalhos anteriores, escute em casa, em seu aparelho de som, que você já está acostumado, compare com outras musicas, veja se está muito inferior, veja se os volumes chegam próximos. Cuidado para não ser iludido, pois nesse meio tem muita gente que vende ‘’Gato por Lebre”.

Gostaria de fazer alguns agradecimentos. Um aos meus pais, por sempre me apoiarem em todas minhas decisões, mesmo não podendo ajudar muito, mas esse apoio foi uma das coisas que me deu forças pra fazer tudo isso.

E gostaria de agradecer também a minha banda, a Everyday Combat, que também tem nos ajudado e muito na construção das salas de gravação!

E o outro agradecimento vai aqui para o blog “A cultura” pelo espaço cedido! Muito obrigado e abraço a todos os leitores aqui do blog e a todos os músicos!



Apoio:



Um comentário:

Elisabeth Sarkis disse...

Um grande profissional,parabens e sucesso!