quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resenha - Winter Kills - DevilDriver


A começar pela primeira faixa, "Oath Of The Abyss": não apresenta muitas novidades em relação à sonoridade, mas o destaque vai para o baterista John Boecklin, que apresenta um notável desempenho ao longo do álbum com suas batidas nervosas. O uso dos teclados no início e fim da canção também chama atenção. Após uma breve introdução, "Ruthless" se inicia com um grito marcante de Dez Fafara, anunciando a vinda de uma canção recheada de riffs esmagadores. Já a faixa-título, "Winter Kills'', é mais cadenciada em relação às anteriores, apresenta uma boa evolução rítmica, e a dinâmica dos riffs, mais uma vez, consegue cobrir a ausência dos solos de guitarra.
Apesar de ser breve, o primeiro solo de guitarra aparece em "The Appetite", à qual também é dotada de uma energia contagiante desde os seus primeiros segundos de duração. Em seguida, a "Curses And Epitaphs" também apresenta uma bela melodia encorpada pelo uso de teclados e, novamente, seus riffs prendem a atenção (em um primeiro momento, lembram levemente os do Amon Amarth). Vale ressaltar que o DevilDriver demonstra um maior controle sobre a melodia, o que não havia sido muito investido em seus lançamentos anteriores.
Até então, o DevilDriver não apresentou tantas novidades em relação à sua sonoridade, mas a surpresa foi guardada para o final: o grupo lança uma versão para "Sail", da banda electro indie Awolnation. Apesar de se tratar de um cover, "Sail" pode ser considerada uma das melhores faixas do álbum (em minha humilde opinião, é claro) - o DevilDriver realizou um trabalho tão bem feito que a fez parecer original. Fafara optou por permanecer com seus vocais urrados (o que foi uma escolha feliz), mas também há algumas passagens em limpo, gerando uma boa combinação. As guitarras também são destaques, e seria imprudência não mencionar a vibração "cósmica e surreal" que é transmitida.
Após seis álbuns de estúdio, o DevilDriver ainda não expande muito os horizontes em "Winter Kills". Fica claro que a banda prefere não arriscar em se prender ou experimentar outros gêneros musicais. Porém, desta vez, apesar dos modestos solos de guitarra, houve um bom investimento na melodia em suas composições, mas na medida certa para que a agressividade também ganhasse espaço. A competência e dedicação também são evidentes no trabalho, e a capacidade da banda de captar uma variada gama de estilos e transformá-la em um só gênero é merecedora de admiração.
Tracklist:
1. Oath of the Abyss
2. Ruthless
3. Desperate Times
4. Winter Kills
5. The Appetite
6. Gutted
7. Curses and Epitaphs
8. Carings Overkill
9. Haunting Refrain
10. Tripping Over Tombstones
11. Sail
Line-up:
Dez Fafara - vocal
Jeff Kendrick - guitarra
John Boecklin - bateria
Mike Spreitzer - guitarra
Chris Towning - baixo


Nenhum comentário: